Qualificação de doutorado - Pelos filhos da epidemia de Zika no Brasil: o caminho do conhecimento o científico até a atenção à saúde

Tipo de evento
Data
Local
Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo

 

Resumo: Nas últimas décadas, o setor de saúde encontra-se sob enorme pressão devido às mudanças tecnológicas que estão afetando o sistema como um todo, à crescente solicitação de prestação de serviços a uma população que cada vez mais carece destes, ao surgimento de novas epidemias e às restrições orçamentárias governamentais de muitas economias pelo mundo. Em todo o mundo, os tomadores de decisão na área de saúde se dedicam a encontrar estratégias que contribuam para maximizar a absorção de conhecimento científico, em rápida evolução, na prática de saúde. Neste sentido, preencher a lacuna do “saber-fazer” é um dos mais importantes desafios para a saúde pública, assim como também representa a maior oportunidade para fortalecer sistemas de saúde. Este projeto de tese tem como objetivo contribuir nesta discussão, e se dedica a explorar e refletir sobre algumas perspectivas do processo de Translação do Conhecimento para investigar se e como o conhecimento “viaja”, da pesquisa científica para o cuidado em saúde, no âmbito dos sistemas de saúde, quando em situações de epidemia. Ao cabo intenta-se desenvolver uma metodologia para cartografar o caminho que o conhecimento científico percorre desde a academia até os profissionais de saúde na Atenção à Saúde, com foco sobre arboviroses, em especial, no tocante a última epidemia de arbovirose que se deu no Brasil, a epidemia de Zika, em 2015. Aqui, o foco na discussão da Translação de Conhecimento se dá na perspectiva dos itinerários dos pesquisadores/profissionais entre os diversos espaços que, teoricamente, conectam ciência e saúde. Para alcançar tal propósito, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter exploratório, utilizando-se como principais bases de dados a Plataforma Lattes do CNPq e o Portal da Transparência dos Governos Federal e Estadual, por acreditar que são bases idiossincráticas que explicitam, de forma complementar, as competências individuais e como elas “viajam” no ecossistema da saúde. A expectativa é que, por meio desta pesquisa, seja possível compreender, na prática, se e como configuram as dinâmicas e os fluxos de conhecimento entre os diversos atores que transitam profissionalmente na temática da Zika e microcefalia em neonatos no Brasil. Acredita-se que o problema não está na geração de conhecimentos e sim como estes alcançam os seus praticantes na prática de saúde, logo, não se trata de pensar que a Ciência fez muito Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz pouco para a saúde, mas sim, em refletir como esses conhecimentos chegam a quem, de fato, os utiliza e os necessita, que são os filhos herdeiros da epidemia de Zika no Brasil.

Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Segundo Orientador: Jesús Pascual Mena-Chalco (Poscomp/UFABC)

Banca:

Titulares

Dr.a Cícera Henrique da Silva (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Dr. Fábio Castro Gouveia (PPGDC/COC/Fiocruz)

Suplente

Dr.a Rosane Abdala Lins (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Nível
Segundo orientador
Banca