Qualificação de Mestrado

Tipo de evento
Data
Local
Sala 401 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo

Título: A Regulação de Procedimentos Ambulatoriais no SUS: uma análise sobre as solicitações para mamografia no Sisreg no pré e durante a pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro

Resumo: O câncer de mama é o mais incidente na população feminina no Brasil, excluindo o câncer de pele não melanoma. O seu rastreamento e diagnóstico precoce constituem estratégias prioritárias da agenda de saúde pública brasileira no que tange ao enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) e podem ter sido impactadas pela pandemia de Covid-19.

A proposta desta pesquisa é analisar as solicitações para mamografia no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) no município do Rio de Janeiro, nos períodos pré-pandêmico (2018-2019) e pandêmico (2020-2022) da Covid-19. Este trabalho vai avaliar a distribuição das solicitações entres diferentes áreas geográficas da cidade, considerando as recomendações técnicas de faixa etária e a periodicidade máxima entre exames. Isto porque o rastreamento do câncer de mama deve ser dirigido às mulheres na faixa etária e periodicidade em que há evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama e na qual há um equilíbrio entre benefícios e danos à saúde dessa prática. Além desses aspectos, o trabalho suscita o debate a respeito dos riscos e desafios da campanha do "Outubro Rosa", buscando avaliar um possível padrão sazonal com picos em outubro e correlações entre a demanda de exames de rastreamento e excesso de mamografias solicitadas fora da faixa etária recomendada.

Como resultado do trabalho, espera-se contribuir com a reflexão sobre as lacunas do rastreamento do câncer de mama, agravadas pela pandemia de Covid-19, e a necessidade do uso efetivo da comunicação efetiva e alinhada com as evidências científicas de modo a compreender, planejar e avaliar as ações de controle deste câncer, no contexto da atenção integral à saúde da mulher. Além disso, o trabalho pode contribuir para o aperfeiçoamento do próprio SISREG, que foi concebido como ferramenta de gestão do sistema de saúde, mas pode também ser usado para avaliação de atendimento eficaz, universal e equânime nos serviços de saúde.

Aluna: Juliana Paranhos Moreno Batista

Orientador: Christovam Barcellos

Banca:

Titulares

Dr. Ricardo Antunes Dantas de Oliveira (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Dr.a Paula Chagas Bortolon (SES-RJ)

Suplente

Dr.a Renata de Saldanha da Gama Gracie Carrijo (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Data: 19/05/2023 -  sexrta-feira / Horário: 10h

Local: Sala 401 – Prédio Sede Campus Maré

Nível
Segundo orientador
Banca