O último dia da 5ª Jornada Discente do PPGICS proporcionou mais um momento de compartilhamento de saberes, vivências e experiências na pós-graduação. Mediada pela mestranda Jaçanã Lima Bouças Correia, a mesa “Relatos de Pesquisa” foi composta por pesquisadores que tiveram seus trabalhos aprovados e selecionados para serem exibidos na programação da Jornada Acadêmica.
Dando continuidade à tarde do dia 10 de agosto, no último dia da Jornada, mestrando e doutorando do PPGICS também compartilharam suas pesquisas em andamento com a proposta de trocar experiências e conhecer os trabalhos de colegas desenvolvidos no Programa. Os dez trabalhos selecionados para a mesa porporcionaram novos debates acerca de temas emergentes nos campos da Informação e da Comunicação e Saúde.
Gabriela Daniel Brandão, aluna do mestrado, falou sobre o processo do Comitê de Ética, as adaptações do projeto de pesquisa e os caminhos que a inspiraram a retornar e permanecer em uma instituição acadêmica. Ela contou que a escolha do tema envolvendo a relação entre comunicação e ciência, com a percepção pública e o engajamento comunitário no Complexo da Maré, surgiu a partir de suas vivências e observações sobre a força que essas comunidades, tão invisibilizadas e negligenciadas pelo poder público, demonstraram em um momento tão impactante como na pandemia de Covid-19.
Gabriela relatou que uma das suas maiores preocupações foi estabelecer uma relação respeitosa com os participantes de sua pesquisa. Para isso, buscou apoio na Redes da Maré, uma organização da sociedade civil (OSC) que desempenhou papel crucial na mobilização de informação, ações comunicacionais de apoio e orientação relacionadas à saúde da comunidade. O projeto foi apresentado para Fernando Bozza, médico e coordenador do estudo #VacinaMaré , e a expectativa da pesquisadora, que está trabalhando com um estudo exploratório e pretende realizar questionários presenciais, é trabalhar com os pesquisadores da equipe de Fernando para alcançar o maior número possível de moradores da comunidade.
Outro estudo compartilhado na mesa foi o trabalho desenvolvido por Maria Carolina Coutinho, doutoranda do Programa. Pesquisando sobre o acesso aberto de periódicos científicos, Maria Carolina frisou em sua apresentação a importância da acessibilidade tanto para pesquisadores como para a sociedade em geral sobre os dados científicos.
Dentre outras apresentações, Lucas Brandão e Daiane Batista, mestrandos, abordaram temas que envolvem desinformação, pandemia e saúde digital. Marcio Martins Calil, doutorando, compartilhou o estágio atual da sua teste que envolve temáticas como a práxis jornalísticas e os fluxos comunicacionais e midiáticos, tomando como uma das referências o conceito de mercado simbólico, desenvolvido por Inesita Araujo, para analisar notícias sobre a pandemia de covid-19. Além disso, ele também relatou vivências, dificuldades e alegrias referentes ao período que realizou o Doutorado Sanduíche CAPES Print Fiocruz, em Portugal.
Música, debates e apresentações de trabalhos entre discentes: momentos que marcaram a 5ª Jornada do PPGICS
A 5ª Jornada Discente contou com uma programação diversa que possibilitou trocas, encontros e produção de conhecimento. Nos dias 07, 09, 10 e 11 de agosto, no Prédio Sede do Campus Maré da Fiocruz, com o tema “Pesquisas, pesquisadores e participantes: vivências do trabalho científico”, viu sua proposta se concretizar: possibilitar um espaço múltiplo, aberto e sensível para que os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde pudessem ouvir pesquisadores e compartilhar suas experiências e vivências profissionais e pessoais sobre o processo de produção científica.
O evento, gratuito, foi aberto ao público e marcou o início do segundo semestre letivo. Na abertura, Igor Sacramento, coordenador do PPGICS, Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), e Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Icict, deram as boas-vindas e o clima da Jornada: a pesquisa é sempre um trabalho coletivo, por mais solitário que possa parecer.
O primeiro dia também contou com lançamento de livros de alunos egressos do PPGICS e uma apresentação musical realizada por Juliana Rosano (mestranda do PPGICS), Jota Xavier (doutorando do PPGICS) e Fábio Lúcio Nascimento Marques, bibliotecário da Fiocruz
Esses dois momentos foram marcantes para os discentes que cantaram juntos sucessos do MPB ao rock nacional e internacional, depois de terem se ouvirem conselhos e experiências das pesquisadoras Daniela Muzi e Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza, que contaram os bastidores de suas trajetórias como pesquisadoras que tiveram o processo de suas pesquisas atravessado pelos impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe.
Do início ao fim, as mesas temáticas envolveram temas relevantes nos campos da Informação, Comunicação e Saúde sob o prisma da interdisciplinaridade. Os assuntos abordados foram considerados emergentes pelos pesquisadores, como o papel das pesquisas interdisciplinares no fortalecimento do SUS; as vivências e experiências dos pesquisadores a partir de interseccionalidades de território, raça, gênero e classe; as vivências dos pesquisadores em campo nas relações com participantes de pesquisa científica em Saúde; e os Relatos de pesquisa no pós-doutorado.
O evento foi produzido por uma Comissão Organizadora composta por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde, com a colaboração da Coordenação do Programa.
Fotos: Daniel Lyra e Jota Xavier