Defesa de Dissertação de Mestrado

Tipo de evento
Data
Local
Zoom
Resumo

Título: "Doações de Medicamentos em Desuso: Um olhar sobre as inter-relações de uma rede on-line de acesso informal a produtos farmacêuticos"

Aluno: Alexandre Augusto Andrade da Ressurreição

Orientador: Igor Pinto Sacramento (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares

Dr. André de Faria Pereira Neto- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr. Tiago Coutinho Cavalcante- PPGSP/ENSP/FIOCRUZ

Suplentes

Drª Inesita Soares de Araujo- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Flávia Pinto Leiroz – PPGCC/UFRJ

Data: 13/7/2021 - Terça-feira | Horário: 9h

Sala Virtual: https://zoom.us/j/91587483050?pwd=dFdlcnhlZTVhZDMyMTNndjNEcmRmUT09 | Senha: 871457

Resumo: Os medicamentos em desuso representam um dos paradoxos identificados na sociedade contemporânea regida sob as lógicas do consumo e da medicalização. Ao mesmo tempo que são produzidos excedentes de produtos terapêuticos, também são desenvolvidas ações para mitigar a circulação social de tais excedentes. 

Nesta pesquisa, olhamos para as doações de medicamentos em desuso, por meio das inter-relações de uma comunidade online no Facebook, atualmente constituída por mais de 10 mil seguidores, que buscam através dela um canal alternativo para ter acesso às mais variadas dessas especialidades terapêuticas. A partir de uma análise descritiva, o trabalho investiga as configurações desta prática social, buscando compreender tanto as intenções por medicamentos, quantos aspectos mais subjetivos, como os vínculos sociais, os comportamentos e as regras que são estabelecidos nesta rede informal de cuidado em saúde. 

A análise, realizada no recorte temporal compreendido entre julho de 2019 e fevereiro de 2020, evidenciou o protagonismo feminino no engajamento desta prática social tanto no cuidado de si quanto no cuidado familiar; identificou a enoxaparina sódica como a principal intenção mobilizadora para estas doações; identificou vínculos estabelecidos por comportamentos de reciprocidade e pró-sociais, entre outros. A prática social analisada, ainda que aponte para questões relacionadas ao altruísmo de doadores e a apropriação de regras estabelecidas nos canais institucionais, evidencia uma vulnerabilidade de acesso a medicamentos.

Nível