Título: "Não Importa a comida. Ela fica mais gostosa com Coca-Cola: narrativas publicitárias e suas implicações em saúde"
Aluna: Alice Gatto Pires da Silva
Orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Drª Inesita Soares de Araujo - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho - PPGANS/UERJ
Suplentes:
Dr. Igor Pinto Sacramento- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Fabiana Bom Kraemer- PPGANS/UERJ
Data: 20/02/2020 - 5a. feira
Horário: 09h
Local: Sala 402, do Prédio da Expansão do Campus
Resumo: Em nossa pesquisa, observamos tanto a presença da publicidade de Coca-Cola durante o programa BBB19 como em seu intervalo comercial. A epidemia de obesidade é combatida mundialmente por instituições de saúde. Nosso pressuposto é que a emergência do combate à obesidade torna visíveis os interesses mercantis que se misturam com habilidade às prescrições do saber oficial da saúde. Como o produto Coca-Cola sem açúcar. Na atual perspectiva do cenário do capital financeiro, da globalização contemporânea, a consequência da convergência tecnológica é uma concentração sem precedentes da propriedade – Rede Globo e Coca-Cola. Nosso horizonte é amplificar a prática comunicativa da publicidade articulada à compreensão do lugar da comunicação nos processos sociais e seus efeitos na saúde. Partimos do entendimento que essas narrativas são espaços simbólicos na disseminação de valores às práticas sociais e que as representações implicam na produção social de sentido a partir dos sistemas de signos projetados.