Resumo: Este trabalho é um estudo descritivo e exploratório que parte do reconhecimento de que as evidências científicas no campo da saúde levam muitos anos para serem implementadas, o que pode representar mortes evitáveis, além de fragilizar o cuidado. Esta realidade é, reconhecidamente, mais evidente no campo da saúde mental, mesmo com a alta prevalência dos transtornos mentais. Embora evidências científicas apontem que o cuidado em saúde mental deve se dar prioritariamente no território, e que o melhor do conhecimento disponível deve estar ao alcance de todos os profissionais de saúde e da comunidade, isso não se verifica na realidade. Translação do Conhecimento (TC), Ciência da Implementação (CI) e Pesquisa de Implementação (PI) congregam linhas de investigação, com abundante literatura, que se debruçam sobre o necessário movimento da evidência à prática da saúde, onde os processos formativos ocupam lugar de destaque, ainda que pouco discutido. Nesse sentido, esse trabalho utilizou como referência para análise uma ação formativa pioneira no campo da saúde mental, encabeçada pelo Ministério da Saúde, o projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), durante os anos 2013 a 2015, e buscou identificar e analisar se e como os processos formativos são indutores da translação do conhecimento. Uma análise dirigida da literatura se somou à pesquisa documental e entrevistas com atores-chave que participaram da organização e implementação do Projeto para que, juntas, fossem discutidas à luz do framework, Consolidated Framework for Implentation Research (CFIR). Enfatiza-se o papel limitado das ações educativas no processo de TC, destacando a importância de um olhar para o processo de implementação. Por fim, apresenta uma matriz de dimensões orientadoras que contribuem com as futuras ofertas de formação envolvidas no campo da saúde mental considerando os aspectos da TC e CI.
Aluna: Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Dr.ª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Pilar Rodriguez Belmonte (EPSJV/FIOCRUZ)
Dr.ª Maria Inês Badaró Moreira (PPGICS/UNIFESP)
Suplentes
Dr.ª Rosane Abdala Lins (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr. Alexandre Teixeira Trino (IESC/UFRJ)