Defesas de Tese de Doutorado

Tipo de evento
Data
Local
Sala 410, do Prédio da Expansão do Campus
Resumo

Título: "Saúde e Bem Viver Pelas Dimensões da Felicidade Interna Bruta: proposta de projeto terapêutico singular para atenção psicossocial"

Aluno: Alexandre Teixeira Trino

Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Co-Orientador: Roberto Tykanori Kinoshita (UNIFESP)

Banca:

Titulares
Dr. Wilson Couto Borges - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr.ª Kátia Lerner - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr. Sérgio Alarcom - SMS
Dr.ª Maria Paula Cerqueira Gomes – IPUB/UFRJ            

Suplentes:

Drª Cícera Henrique da Silva- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Pilar Rodriguez Belmonte – ESPJV/FIOCRUZ
Data: 28/02/2020 - Sexta-feira

Horário: 9h

Local: Sala 410, do Prédio da Expansão do Campus

Resumo: Esta tese aborda o modelo de atenção adotado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Carlos Augusto Magal, situado na cidade do Rio Janeiro, a partir do seu Projeto Terapêutico Singular (PTS), que se destaca como um indutor da organização do cuidado em torno de processos de trabalho instituídos pela incorporação de um modelo de PTS através da Felicidade Interna Bruta (FIB) e pelo conceito de Bem Viver. 

A mobilização para esta pesquisa se deu no sentido de desenvolver um PTS pela lógica da FIB. Para isso, foi realizada uma cartografia do conceito de PTS no âmbito da Atenção Psicossocial para identificar espaços que permitissem propor um PTS orientado pela Felicidade Pública ou Coletiva, ao mesmo tempo em que o CAPS citado estava sendo implantado. Assim, pela formulação deste modelo de PTS, junto aos profissionais e gestores de saúde do CAPS, o seu processo de elaboração também orientou estratégias de organização do cuidado no CAPS onde destacamos o PTS pela relação centrada no sujeito promovendo pactuações do cuidado, pela processualidade do vínculo e autonomia, e relacionando-o com projetos para a vida. 

Apresentamos o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) e suas nove dimensões, e descrevemos sua aplicabilidade pelo PTS formulado, de forma a torná-lo mais operativo e dinâmico junto ao sujeito, a partir de experiência inovadora de sua utilização no CAPS.

Finalmente, a pesquisa desenvolveu dois grupos Focais (GF) com usuários, familiares e trabalhadores do CAPS cujo objetivo foi trazer reflexões sobre o funcionamento do CAPS e a produção de sentidos e de transformação na vida dos usuários diante das ofertas de cuidado e reabilitação psicossocial através de seus Projetos Terapêuticos Singulares. 

Os resultados da pesquisa, de cunho interdisciplinar e qualitativo demonstram que a estratégia de cuidado fez diferença pelo PTS nas dimensões da FIB, abrindo novas perspectivas de práticas de cuidado. Verifica-se que o cardápio de ofertas de atividades voltadas para o fortalecimento de ações territoriais, impulsionaram a vitalidade comunitária dos usuários, com diversas ações de resgate da cidadania e de inclusão social dos usuários, ampliação da rede de apoio social, promoção de espaços de convivência comunitária, e ações para o Bem Viver.

Nível