Resumo
A pandemia de Covid-19 trouxe a ciência ao foco de todas as conversas e veículos de comunicação. Em um momento em que a ciência desempenhava papel crucial na busca de informações e compreensão sobre a doença, processos científicos foram evidenciados e as divergências de opinião e pesquisas refutadas movimentaram bastante a sociedade gerando um impacto misto na percepção pública da ciência, destacando tanto sua importância quanto suas limitações e desafios. Quando se trata de populações vulnerabilizadas, diante de uma emergência sanitária, as inequidades e disparidades ficam muito mais evidentes. Como essas comunidades são invisibilizadas e negligenciadas pelas prefeituras, as organizações não governamentais locais buscam apoio e formas de amenizar a situação da comunidade. Diversas organizações e coletivos se mobilizaram para informar e comunicar de forma clara e objetiva a população, auxiliando e orientando os moradores em diversas questões sociais e de saúde, conseguindo parcerias para o enfrentamento da pandemia. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção da ciência no Complexo da Maré, buscando identificar se/e de que forma a divulgação científica realizada na comunidade gerou impacto nessa percepção e no engajamento em pesquisa científica. A metodologia envolve pesquisa exploratória quantiqualitativa na comunidade, com a amostra de participantes escolhida por conveniência. Os participantes demonstraram otimismo em relação a ciência, confiando em médicos e cientistas. As conclusões ressaltam a importância da divulgação científica acessível em comunidades vulneráveis, através de estratégias mais eficazes de comunicação e esforços contínuos para estreitar a relação entre a comunidade científica e a sociedade. A pesquisa contribui para o entendimento da percepção pública de ciência, evidenciando a eficácia da divulgação científica na promoção do engajamento comunitário em pesquisas.
Aluna: Gabriela Daniel Brandão
Orientadora: Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segunda Orientadora: Carla da Silva Almeida (MV/COC/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Josué Laguardia (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Fábio Castro Gouveia (IBICT/UFRJ)
Suplentes
Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Marcelo Borges Rocha (NUTES/UFRJ)