Dissertação de Mestrado - Prática Baseada em Evidências na Atenção Primária em Saúde: estudo realizado em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro

Tipo de evento
Data
Local
Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro contato com o sistema nacional de saúde e a primeira etapa em uma construção contínua de atenção. A APS está embasada em um cuidado à saúde preventivo, integral, que enfatiza que a atenção do profissional de saúde esteja mais próxima do ambiente sociocultural dos indivíduos e famílias para a prevenção e controle do adoecimento. Nesse contexto, a Prática Baseada em Evidências (PBE) se faz essencial, uma vez que tem como definição a utilização da melhor evidência científica para auxiliar na tomada de decisão clínica, possibilitando um atendimento eficaz de acordo com a necessidade do usuário e/ou de sua comunidade. Pesquisas recentes têm reconhecido a importância da PBE na APS, e consequentemente no sistema de saúde, mas poucos estudos abordam a PBE nesse contexto. Frente a essa lacuna na literatura brasileira, esse estudo tem como objetivo analisar o uso da PBE por profissionais de saúde que atuam no contexto da APS, realizando um estudo de caso em quatro Unidades Básicas de Saúde localizadas no município do Rio de Janeiro - RJ. Por meio de um questionário que conta com 38 perguntas, divididas em cinco partes, a saber: Perfil profissional e sociodemográfico; Prática profissional; Prática Baseada em Evidências; Atitudes relacionadas à Prática Baseada em Evidências; Conhecimentos e habilidades da Prática Baseada em Evidências. Conclui-se que os profissionais de saúde reconhecem a relevância da PBE no âmbito da atenção primária em suas unidades, no entanto tais práticas são realizadas, na maioria das vezes, pelos Protocolos/Guias do MS, somada com uso de evidências de acordo com a habilidades/ treinamento de cada um. Muitos dos profissionais não utilizam as terminologias oriundas da PBE, apesar de estarem próximos de suas premissas em suas ações diárias, o que demonstra que os participantes têm potencial para aderir a este resolutivo referencial para sua ação, mas ainda não possui conhecimento a respeito de seus preceitos metodológicos.

 

Aluna: Carolina Cruz e Souza

Orientadora: Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Banca:

Titulares

Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Jorge Otávio Maia Barreto (UNB/Fiocruz)

Suplentes

Marcio Sacramento de Oliveira (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Marcus Vinícius Pereira da Silva (PPGPAT/COC/Fiocruz)

 

 

Nível
Segundo orientador
Banca
Nome
Jorge Otávio Maia Barreto 
Instituição
UNB/ Fiocruz