Resumo
As mídias digitais, sobretudo após a pandemia, firmaram-se como ferramentas fundamentais para o processo ensino-aprendizagem. Portanto, é essencial que os alunos sejam capacitados para refletir sobre os conteúdos disponibilizados na internet e avaliar a sua qualidade. Dentre as mídias, destaca-se o YouTube como um relevante centro de informações audiovisuais, especialmente por ser considerado a segunda plataforma mais utilizada mundialmente (Dunnsiri et al., 2017). Li et al. (2015) apontaram que, dentre os procedimentos de enfermagem mais buscados no YouTube pelos alunos de graduação dizem respeito ao manuseio de cateter (50,8%), realização de curativos (43,5%) e vacinação (17,2%). Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, que tem como objeto de pesquisa a qualidade educacional dos vídeos sobre cateterismo vesical de demora no YouTube. Como objetivo geral, a pesquisa buscará explorar a compreensão e avaliação dos alunos de graduação em enfermagem em relação à qualidade educacional dos vídeos no YouTube sobre a técnica de Cateterismo Vesical de Demora. Os sujeitos da pesquisa serão 30 alunos de graduação em enfermagem, sendo 15 alunos de instituições privadas de ensino e 15 de instituições públicas. Os sujeitos serão elencados através da técnica SnowBall, e esses avaliarão os vídeos em relação à técnica CVD por meio de um instrumento elaborado para este fim. Para avaliar o conteúdo e determinar se os alunos conseguiram identificar, com auxílio do instrumento de pesquisa, as conformidades e inconformidades nos vídeos, o Grupo Expert, composto por 30 participantes (10 profissionais que atuam na área assistencial, 10 mestres e 10 doutores em enfermagem), avaliarão os achados iniciais dos alunos utilizando a técnica Delphi. A pesquisa pretende produzir conhecimento inovador na avaliação da qualidade de vídeos educativos no YouTube, relacionados à enfermagem, buscando avançar nas metodologias de avaliação de conteúdo digital em saúde. Por fim, espera-se que os resultados propiciem uma maior conscientização na comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação crítica de informações em ambientes digitais.
Aluna: Patrícia da Costa Teixeira
Orientador: André Pereira Neto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Bancas:
Titulares
Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Viviana Fernández Marcial (UDC)
Suplente
Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)