Qualificação de Doutorado - Título: Conhece-te a ti mesmo: autodiagnóstico, discurso e produção de sentidos sobre o Transtorno do Espectro Autista

Tipo de evento
Orientador
Data
Local
Sala 401 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo

Resumo: Nos últimos anos houve um aumento na produção e circulação de informações sobre o diagnóstico tardio de autismo em adolescentes e adultos, o que salientou dificuldades e falhas no processo diagnóstico ainda na fase da infância, visto que o autismo é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento. Tal fenômeno refletiu também na aparição de relatos de autodiagnóstico, em que indivíduos se identificam com os sintomas de autismo e aderem seu sentido para si. Ocorrem tensões entre aqueles que, por um lado, vão defender a autoridade da medicina e da ciência e, por outro, a autoridade da experiência, criando um conflito sobre quem tem a legitimidade para definir o que é o autismo. Questões como a crise contemporânea do especialista, paciente expert, democratização da ciência, midiatização da saúde e novo cenário comunicacional são caras ao trabalho e atravessam o tema que envolve o autodiagnóstico e o espectro autista. Esta tese tem como objetivo investigar as relações entre comunicação em rede e o acesso a informações sobre autismo na construção do autodiagnóstico, percebendo os sentidos postos em circulação nas narrativas sobre si. A partir da análise de discurso de inspiração foucaultiana, pautada no conceito de raridade discursiva, buscamos compreender o fenômeno pela análise da rede social Twitter ao mapear e analisar tweets contendo os termos “autodiagnóstico” e “autismo” e pelo aprofundamento por meio de entrevistas com pessoas autodiagnosticadas autistas e profissionais de equipes médicas e multidisciplinares. O autodiagnóstico, mesmo que sem consenso ou validação, representa uma maneira acessível de dar sentido ao sentimento de diferença, abre a oportunidade de pertencer a um grupo e dividir experiências e vivências com semelhantes, seu estudo permite acessar diferentes camadas do debate contemporâneo sobre especialistas, classificações sociais e subjetividade contemporânea.

Aluna: Laís Giupponi de Souza Silva

Orientadora: Kátia Lerner

Banca: 

Titulares: 

Dr.a Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

Dr. Paulo Roberto Gibaldi Vaz (POS-ECO/PPGCOM/UFRJ)   

 Suplente: 

Dr.a Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

Nível
Segundo orientador
Banca