Resumo: A partir do final do Século XX se desenhou um quadro de ampliação da conectividade através das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Esse cenário gerou disputas pela apropriação das NTICs e movimentou as relações de poder no âmbito mundial. As NTICs passaram a estar presentes em todas as esferas da vida cotidiana. Seus usos e apropriações na saúde se tornaram grande preocupação, particularmente no campo da saúde mental, onde a Reforma Psiquiátrica Brasileira buscou promover a desinstitucionalização de pessoas em sofrimento mental e construir um novo paradigma. Nesse sentido, a apropriação das NTICs por sujeitos em sofrimento mental se tornou estratégica. Esta Tese analisa a experiência do projeto “Eu quero entrar na rede”, realizado por 10 cidadãos em sofrimento mental, usuários do Centro de Atenção Psicossocial II Carlos Augusto Silva Magal (CAPS-Magal), localizado na Comunidade de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. Eles construíram, de forma autônoma, entre 2018 e 2019, o Blogue “Libertando a Mente”. Esta experiência contou com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz e foi realizado no Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Foi realizado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Esta tese está organizada em três eixos temáticos centrais: Comunicação e Saúde, Saúde Mental e Educação Popular em Saúde. A questão orientadora está associada ao debate sobre o empoderamento e o protagonismo dos usuários por meio do uso e apropriação das NTICs. Objetivos: analisar de que forma os processos comunicacionais empregados se inserem na trajetória de vida e terapêutica dos usuários participantes; identificar as contribuições para o protagonismo e na vida de cada um dos participantes; explicar em que medida esta participação promoveu mudanças de lugar social dos participantes em suas redes comunitárias/relacionais; discernir as mudanças ocorridas na evolução do tratamento farmacológico e biomédico a partir da participação do projeto. Metodologicamente a pesquisa esteve dividida em duas abordagens: relato de experiência e História Oral. Na primeira, foi feito um relato de experiência baseado nos materiais produzidos pelos usuários participantes e pela equipe do projeto durante sua realização. Em um segundo momento, foram entrevistados 18 pesquisadores-cidadãos envolvidos, direta ou indiretamente, com o projeto utilizando a História Oral. São eles: usuários participantes, seus familiares e profissionais do CAPS-Magal. Resultados: o trabalho demonstra que as atividades para a construção do blogue contribuíram com o empoderamento e o protagonismo dos participantes. Este empoderamento se deu em diferentes frentes, pois aumentou as habilidades para manuseio das NTIC, potencializou laços de amizade entre os participantes, interferiu no tratamento e retomada de vida reduzindo a presença da biomedicina e dos recursos farmacológicos e potencializou o autoconhecimento e a autoconfiança dos sujeitos. Conclusão: a apropriação das NTICs pode ser um instrumento para potencializar o empoderamento e a promoção do protagonismo de pessoas em sofrimento psíquico servindo como alternativa ao tratamento biomédico e farmacológico.
Aluna: Bruna Vanessa Dantas Ribeiro
Orientador: André de Faria Pereira Neto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segunda Orientadora: Ana Paula Freitas Guljor (LAPS/Ensp/Fiocruz)
Banca:
Titulares
Dr. Igor Pinto Sacramento (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr. Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr. Paulo Duarte de Carvalho Amarante (LAPS/Ensp/Fiocruz)
Dr. David Baião Nemer (University of Virginia)
Suplentes
Dr.ª Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Dr.ª Tânia Cristina de Oliveira Valente (PPGENFBIO/Unirio)