Defesa de Tese de Doutorado - Publicidade e Saúde em tempos de pandemia: análise dos fluxos comunicacionais comerciais da marca Karol Conká a partir do BBB21

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Data
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Sala 402 – Prédio Sede do Campus Maré
Resumo
Resumo
Essa tese de doutoramento pretende tensionar acepções semânticas atribuídas à publicidade que distanciam suas práticas da Comunicação em Saúde. Almeja-se, através da observação e análise da constituição da cantora Karol Conká no BBB21 como uma marca publicitária, ampliar o olhar crítico dos modos contemporâneos comunicacionais do que tradicionalmente se entende por Publicidade. O recorte temporal analítico se concentra, em um primeiro momento, no período em que Karol Conká esteve confinada no programa televisivo Big Brother Brasil, entre 25 de janeiro a 23 de fevereiro, contexto pandêmico, em que as taxas por contágio por coronavírus aumentaram substancialmente, impactando diretamente a ocupação de leitos de Unidades Intensivas de Internação (UTI). A análise documental de abordagem qualitativa também contemplou a participação da cantora após a sua saída do reality show, em três entrevistas televisivas e na série documental “A vida depois do tombo”, distribuída em quatro episódios, que acompanhou os primeiros dias da artista após a sua eliminação no BBB21. Mesmo diante de uma crise sanitária mundial, que no Brasil ceifou a vida de mais de 700 mil pessoas, os ímpetos comerciais dos fluxos comunicacionais se fizeram presentes na preservação da reestruturação produtiva do capital (Paulo Netto, 2022). Analisar o percurso da cantora durante, e após, a sua participação no BBB21 serviu na explanação para indicar novas lógicas publicitárias, os seus formatos e estratégias hibridizadas, reconfiguradas no meio transmidiático. Apropriar-se desse conhecimento teórico, desvelar as suas mais variadas formas de ser-fazer comunicativo nos mobilizou para atribuir mais aparatos metodológicos, e, em decorrência do estudo, estratégias comunicacionais diante dos entrecruzamentos de tensões e disputas de agenciamentos nos cenários discursivos em questão, especialmente em uma configuração social cada vez mais digitalizada. Nosso esforço corrobora com o entendimento que para além de consumidor, o interlocutor é antes de tudo, cidadão. Nessa esteira deseja-se que as reflexões aqui desdobradas possam ser apropriadas por instituições de saúde e ciência.
 
Aluna: Alice Gatto Pires da Silva
Orientadora: Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Segundo Orientador: Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares

Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Mariana Ayres Tavares (Université CELSA Paris-Sorbonne/PPGCOM/UFF)

Guilhereme Nery Atem (PPGCOM/UFF)

Suplentes:

Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Ana Paula Goulart de Andrade (PPGMC/UFF)

Nível
Segundo orientador
PPGICS ou Externo
do PPGICS
Banca
Nome
Mariana Ayres Tavares
Instituição
Université CELSA Paris-Sorbonne/UFF
Nome
Guilhereme Nery Atem
Instituição
UFF