Resumo
O ano de 2020 nos colocou frente ao desconhecido e letal SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19. Devido à escalada de casos da doença, em março do mesmo ano, a covid-19 passou a ser caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, tornando-se uma das maiores emergências sanitárias do mundo e provocando grande mobilização da ciência em busca de medidas protetivas num contexto de acirramento de discursos anticiência e antivacina. Nesse quadro complexo e multifacetado, a dimensão comunicacional emergiu como central no enfrentamento da pandemia, e de forma mais geral, para deter a queda da cobertura vacinal em todo o mundo, o que já havia sido elencada pela OMS entre as 10 grandes ameaças à saúde. Este projeto de pesquisa tem como proposta investigar o modo como os jornais Correio Braziliense, O Estado de São Paulo e O Globo participaram das disputas de sentidos sobre a vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Nosso corpus de análise é formado pelos textos jornalísticos sobre a consulta e a audiência públicas, publicados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, tendo como referencial teórico-metodológico, a Semiologia dos Discursos Sociais – principalmente os conceitos propostos por Eliseo Verón, Pierre Bourdieu e Michel Foucault – além da contribuição de teóricos dedicados aos processos de midiatização, como Mario Carlón e Muniz Sodré.
Aluna: Vânia Coutinho Quintanilha Borges
Orientadora: Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Bancas:
Titulares
Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Wedencley Alves Santana (PPGCOM/UFJF)
Suplente
Izamara Bastos Machado (PPGICS/Icict/Fiocruz)