Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como propósito investigar a construção social da memória da violência no campo em contextos midiatizados, analisando como diferentes discursos moldam narrativas sobre esses acontecimentos e disputam seu significado na esfera pública ao longo do tempo. Considerando que a memória não é estática e que os atos mnemônicos são atravessados pelas condições e disputas do presente, o estudo examina os processos de construção do acontecimento histórico e as estratégias de mobilização social acionadas para preservar e promover essas memórias. O episódio de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, constitui o caso central da investigação, sendo um marco das violências de Estado contra trabalhadores rurais no Brasil. Sua memória tem sido objeto de disputas que revelam as dinâmicas de construção, silenciamento e ressignificação da violência agrária no país. A pesquisa busca identificar os atores que se posicionam como guardiões dessa memória, as narrativas construídas e os espaços de circulação dessas produções discursivas, considerando as perspectivas e dilemas que emergem nesse processo. A abordagem metodológica combina pesquisa de campo e observação participante, explorando as relações entre memória e mídia, trauma e testemunho. A análise contempla os processos comunicacionais e culturais que mediam a memória e investiga deslocamentos e permanências nos formatos e modos de narrar, levando em conta as mudanças nas condições de comunicabilidade e nos ambientes midiáticos. O estudo também se insere no contexto das transformações do cenário comunicacional contemporâneo, no qual novos dispositivos midiáticos ampliam as possibilidades de circulação de enunciados que desafiam discursos hegemônicos sobre o passado. Ao explorar como esses processos reconfiguram disputas de sentido e relações de poder, a pesquisa busca contribuir para o campo da comunicação e da memória, oferecendo reflexões sobre os modos como eventos-limite são lembrados, questionados e ressignificados no espaço público.
Aluna: Júlia Cardoso de Souza da Matta Machado
Orientadora: Kátia Lerner (PPGICS/Icicit/Fiocruz)
Banca:
Titulares
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Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz)
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Leandro Rodrigues Lage(PPGCom / UFPA)
Suplente
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Izamara Bastos Machado (PPGICS/Icict/Fiocruz)