Resumo
Este trabalho se propõe a pesquisar como as pessoas que utilizam o Instagram se apropriam das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde publicadas nessa mídia social, buscando compreender como os processos de midiatização e de desinformação têm influenciado esta dinâmica. Como um caminho para a metodologia, serão analisadas, neste primeiro momento, postagens e comentários do perfil do MS no Instagram, revelando que influências sociais, econômicas e políticas podem impactar a decisão vacinal. A análise será realizada utilizando-se o instrumental da Narratologia, a partir da tipologia da memória e esquecimento de Ricoeur (2007); estudos de polifonia e dialogismo de Bakhtin, entre outros autores. O objetivo final é contrapor o modelo transferencial campanhista, hegemônico até os dias de hoje, que ao invés de priorizar o campo da Comunicação e Saúde como necessário a uma forte interlocução com a sociedade, fazendo frente aos discursos negacionistas em circulação, tende a instrumentalizar a comunicação a serviço da saúde, diminuindo suas possibilidades e restringindo seu alcance como um direito.
Aluna: Erika Guedes Farias
Orientadora: Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Bancas:
Titulares
Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Marina Ramalho e Silva (MV/COC/Fiocruz)
Suplente
Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz)