Qualificação de mestrado - O fim da picada? Narrativas e produção de sentidos a partir de campanhas de vacinação no Instagram

Tipo de evento
Orientador
Data
Local
401 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo

Resumo

Este trabalho se propõe a pesquisar como as pessoas que utilizam o Instagram se apropriam das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde publicadas nessa mídia social, buscando compreender como os processos de midiatização e de desinformação têm influenciado esta dinâmica. Como um caminho para a metodologia, serão analisadas, neste primeiro momento, postagens e comentários do perfil do MS no Instagram, revelando que influências sociais, econômicas e políticas podem impactar a decisão vacinal.  A análise será realizada utilizando-se o instrumental da Narratologia, a partir da tipologia da memória e esquecimento de Ricoeur (2007); estudos de polifonia e dialogismo de Bakhtin, entre outros autores. O objetivo final é contrapor o modelo transferencial campanhista, hegemônico até os dias de hoje, que ao invés de priorizar o campo da Comunicação e Saúde como necessário a uma forte interlocução com a sociedade, fazendo frente aos discursos negacionistas em circulação, tende a instrumentalizar a comunicação a serviço da saúde, diminuindo suas possibilidades e restringindo seu alcance como um direito.

Aluna: Erika Guedes Farias

Orientadora: Daniela Muzi (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Bancas:

Titulares

Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Marina Ramalho e Silva (MV/COC/Fiocruz)

Suplente

Wilson Couto Borges (PPGICS/Icict/Fiocruz) 

 

Nível
Segundo orientador
Banca
Nome
Marina Ramalho e Silva
Instituição
MV/COC/Fiocruz