Tipo de evento
Discente
Orientador
Data
Local
Sala 403 – Prédio Sede Campus Maré
Resumo
Resumo:
Neste projeto-tese, nos propomos a compreender os desafios vividos pelos povos indígenas que vivem na Aldeia Marakanã, na cidade do Rio de Janeiro, privilegiando as dimensões comunicacionais e os contextos de participação social que constituem suas lutas pela existência e reexistência. Nossas articulações teóricas-metodológicas aliam a perspectiva da Comunicação & Saúde (Araujo; Cardoso, 2007), em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ao pensamento anticolonial, na perspectiva de produzir um conhecimento inclusivo, que valorize a pluralidade de saberes. Inicialmente, elegemos dois eixos conceituais-metodológicos para a condução da pesquisa. Um deles é o conceito de lugar de interlocução, de Araujo (2002), considerando a importância da escuta atenta e inclusiva, de modo que os participantes sejam respeitados, assim como suas práticas culturais e políticas. O segundo eixo é o conceito ampliado de saúde, tal como formulado pelo movimento de Reforma Sanitária Brasileira e inscrito na Constituição de 1988, e as conexões com o Bem Viver (Acosta, 2019). Nosso objetivo geral é compreender os processos de comunicação desses povos indígenas relacionados à saúde, especialmente sua conexão com a produção/acesso ao cuidado. São três os objetivos específicos: 1. Cartografar e compreender as percepções das comunidades indígenas sobre o cuidado, nas dimensões individuais e coletivas. 2. Identificar práticas de cuidados, em conexão com o território. 3. Mapear os modos de organização e articulação política. Assumindo uma perspectiva epistemológica que se contrapõe às lógicas hegemônicas da produção científica, lançaremos mão de experimentações metodológicas e metodologias sensíveis que valorizem a co-produção de conhecimento para desenvolver a pesquisa.
Aluna: Bruna Martins Oliveira
Orientadora: Janine Miranda Cardoso (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Banca:
Titulares
-
Inesita Soares de Araújo (PPGICS/Icict/Fiocruz)
-
Mônica Panis Kaseker (PPGCom/UEL)
Suplente
-
Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)
Nível
Segundo orientador
Banca