Em 2024, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) faz 15 anos. Para comemorar, o Programa reuniu, no dia 5 de agosto, pesquisadores, professores e discentes em uma tarde de conversa e homenagens. O evento ocorreu no primeiro dia da 6ª Jornada Discente do PPGICS, momento escolhido especialmente para começar as comemorações – a Jornada é organizada e produzida por alunos e alunas, ocasião perfeita para contar e compartilhar a história do Programa.
Na abertura, a mesa composta por Mariana Conceição de Souza, coordenadora Adjunta de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e professor do Programa, ao lado das vice-diretoras de Educação, Mel Bonfim, e de Pesquisa, Mônica Magalhães, deram início às memórias históricas, institucionais e afetivas da pós-graduação.
Maria Conceição começou falando que o PPGICS é uma história de sucesso, principalmente pela inserção dos egressos e pela interdisciplinaridade na formação dos alunos e das alunas. Murtinho concordou e destacou que “o PPGICS é a comissão de frente do avanço institucional do Icict”. Mel Bonfim ressaltou a importância de estarem ali, no primeiro dia da Jornada, lembrando que o trabalho de pesquisa e de produção do conhecimento científico é coletivo e que essa é a base da história ali construída.
Após a abertura oficial, Igor Sacramento e Kizi Araujo, coordenador e coordenadora adjunta do Programa, foram chamados. Igor falou de sua experiência e vivência no Programa, lembrando que foi “contagiado” pelo PPGICS a partir da história de amizade com Janine Cardoso e se emocionou: “A interdisciplinaridade é o projeto e o desafio do percurso formativo do Programa, mas também tece e entrelaça histórias de vidas, de pesquisas e de sonhos. Juntos, construímos uma história de excelência. A interdisciplinaridade principal se dá entre os campos da comunicação, da informação e da saúde coletiva, mas também em contatos e diálogos profícuos com a sociologia, a história, a antropologia, a educação, a geografia, a estatística. Isso permitiu ao PPGICS formar mestres e doutores inseridos em uma formação humanística e ampla, embora voltada para a reflexão sobre as políticas públicas de saúde e o SUS.”
Sacramento e Araujo apresentaram números e dados que possibilitou acompanharmos a linha do tempo da construção dessa história. O PPGICS foi aprovado e recomendado pela Capes em 2008, com nota 4 (Bom); na avaliação trienal 2010-2012, sua nota foi elevada para 5 (Muito Bom), que se manteve no quadriênio 2013-2016. Em 2017-2020, o Programa obteve a nota 6 (Excelência). Com a nova nota, o PPGICS passa a integrar o Programa de Excelência Acadêmica (Proex) do Governo Federal. Vale ressaltar que os programas aprovados pela Capes são classificados com notas que variam de 3 a 7.
“Ao todo, foram 143 dissertações apresentadas e três trabalhos premiados; 79 teses defendidas e 14 prêmios recebidos”, destaca Kizi Araujo, “fruto do diálogo que estabelecemos com diferentes saberes e entre nós, professores, pesquisadores e discentes”.
Igor complementa: “Essa é a base de nossa trabalho, da formação de pessoas comprometidas ética e socialmente com as desigualdades sociais e as políticas em saúde. Isso se reflete em teses, dissertações, prêmios e projetos que reafirmam democrática e academicamente nosso compromisso com a diversidade e a produção de conhecimentos”.
Nesse momento, ele ressalta a importância de todos que trabalharam para tecer os fios dessa história: “Tivemos a honra de contar com a participação profissional, acadêmica e afetiva na construção de uma pós-graduação reconhecida por seu perfil democrático e de excelência, como podemos ver com os números apresentados. Por isso, os ex-coordenadores do Programa estão aqui reunidos – Cristina Guimarães, Dalia Romero, Inesita Soares de Araujo, Janine Miranda Cardoso, Josué Laguardia, Katia Lerner e Wilson Borges – com exceção de Paulo Roberto Borges, que está em uma reunião do Condisi [Conselho Distrital da Saúde Indígena] apresentando os resultados do projeto de tracoma ocular realizado em algumas comunidades indígenas do Tocantins”. E continua: “Por isso, também, três professores, que se desligaram recentemente do Programa, receberão nossa homenagem hoje: Cícera Henrique da Silva, Rosany Bochner e José Carvalho de Noronha”.
Cícera Henrique da Silva foi professora do PPGICS de 2009 a 2024 e teve, no Programa, 20 trabalhos orientados. Foi chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde de 2009 a 2013 e coordenadora do Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) até janeiro de 2014.
Rosany Bochner foi professora do PPGICS de 2009 a 2022, e orientou no Programa oito trabalhos. Pesquisadora aposentada do Icict, coordenou o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas e foi editora científica da RECIIS.
José Carvalho de Noronha foi professor do PPGICS de 2009 a 2024. Pesquisador Aposentado do Icict, foi diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde e é coordenador adjunto da Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro – Brasil Saúde Amanhã.
Após a fala emocionada e feliz dos homenageados – que destacaram o quanto adiaram a saído do Programa pelo desejo e reconhecimento do trabalho que ali estava sendo desenvolvido –, a Coordenação do PPGICS homenageou Rosilene Santos de Oliveira, assessora do Programa desde 2011, por seu trabalho, que permite o funcionamento e o desenvolvimento de tudo que ali é desenvolvido cotidianamente.
Construção coletiva
Embalados pelas histórias contadas pelos homenageados, Sacramento e Araujo convocaram professores, professoras e ex-coordenadores do Programa compartilharem suas memórias.
Inesita Araújo destacou sua preocupação quando trabalhou na Coordenação: “Na produção de conhecimento, devemos seguir alguns princípios sobre como ocuparíamos um lugar que era inexistente – ser interdisciplinar no campo da comunicação e saúde: o compromisso com um país no combate à desigualdade; compreender desigualdade como um projeto estruturante; ver a interdisciplinaridade com um olhar multidimensional contra a naturalização e o estigma.
Cristina Guimarães ressaltou a dificuldade de, na interdisciplinaridade, construir o diferente, o específico, dentro das margens muito duras do disciplinar, das disciplinas. As discussões, os debates e o trabalho coletivo são a base de tudo.
Janine Cardoso tratou dos alicerces que sustentam o PPGICS e lembrou, como metáfora e espaço, o longo corredor do Icict no período em que foi decidido internalizar as atividades de ensino e focar nas interfaces – ele mostrava as etapas, barreiras e desafios do tempo-espaço na construção de algo novo e necessário.
Josué Laguardia falou sobre os caminhos da ciência da informação e a busca de interlocução, interfaces e interseções no campo da comunicação e saúde.
Katia Lerner destacou o trabalho de todos e a quantidade de pessoas necessárias para se manter um programa de pós-graduação. Na heterogeneidade e fragmentação articuladas em um campo de saberes e práticas transversais aos processos sociais, nasceu um Programa apto à diversidade. E isso ocorre num instituto de pesquisa que não está na lógica universitária, permitindo um espaço de experimentação, sem comprometer o rigor.
Wilson Borges ressaltou a importância da fala de cada um e cada uma e permitiu que todos refletíssemos sobre os atuais e constantes desafios do PPGICS – como mudar sem perder a identidade e a história, atualizando problemas, desafios e necessidades, e a sempre urgência de integração entre saberes para a constante melhoria de práticas e pesquisas.
Após o encerramento da mesa celebrativa, todos se reuniram em uma confraternização, brindando os 15 anos do Programa. Vale lembrar que as comemorações continuarão. Nos dias 29 e 30 de agosto, haverá um Seminário Docente, que envolverá todos os professores e professoras do Programa; no dia 29 de outubro, teremos o “Colóquio Memória e Patrimônio Audiovisual”, com pesquisadores franceses, da UFRJ e da Fiocruz; em 5 de dezembro, será a vez do lançamento de livros produzidos por professores e por alunos do Programa.
O espaço do PPGICS
O PPGICS possui uma única área de concentração, denominada “Configurações e Dinâmicas da Informação e Comunicação em Saúde”, que prioriza a compreensão de contextos e processos específicos de produção, mediação, circulação, apropriação de informações e dispositivos de comunicação, assim como de atores, redes e políticas públicas presentes no campo da saúde.
Ela expressa a vocação inicial e histórica de nosso Programa, voltada para a investigação e análise crítica do circuito social do conhecimento, que possibilita a formação de pessoal qualificado para encontrar soluções inovadoras, comprometidas ética e socialmente com as questões e os problemas do campo da saúde. Esse objetivo comum permite formar profissionais para atuarem tanto na carreira acadêmica em universidade e centros de pesquisa, como também na coordenação, gestão e execução de políticas de comunicação e informação em instituições de saúde, ciência e tecnologia, notadamente aquelas vinculadas aos três níveis de governo e as de caráter público, sem fins lucrativos.