Nos dias 29 e 30 de agosto, os professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) se reuniram para debater processos e avaliações da Capes e o trabalho do PPGICS, direcionado pelo Planejamento Estratégico 2021-2024. Professores, além de parte da equipe do Ensino, trabalharam em uma dinâmica de imersão para planejar e desenvolver as diretrizes dos próximos quatro anos. O I Seminário Docente do PPGICS faz parte da comemoração dos 15 anos do Programa e representa seu amadurecimento.
Na abertura do evento, Igor Sacramento, professor e atual coordenador, ressaltou o ineditismo e a importância daquele momento: “Este é o primeiro Seminário Docente do PPGICS, organizado para construirmos o próximo planejamento estratégico do Programa, exigido pela Capes. O de 2021-2024 foi feito com foco e desenvolvimento da Coordenação. O momento era complexo, porque o trabalho foi realizado durante a pandemia de Covid-19 e o planejamento foi exigido meses antes da entrega do relatório para a Capes. Para o próximo quadriênio, priorizamos o trabalho de construção coletiva com todos vocês. E isso é motivo de muita alegria”.
Pelo esforço de conciliar agendas e reunir professores e pesquisadores do Programa, Igor Sacramento e Kizi Araujo, coordenadora adjunta, agradeceram a todos e todas que contribuíram e se empenharam para sua realização – a equipe do Ensino, principalmente Gabriel Gomes, a equipe da Coordenação, Rosilene de Oliveira e Vinicius Cordão, além da Direção do Icict: “Tivemos o apoio da Direção desde o início, inclusive financeiro, pelo LOA (Lei Orçamentária Anual). Aqui, a palavra empenho ganha outro sentido. Ingrid Jann, vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, nos auxiliou, compartilhando sua expertise na área de planejamento estratégico, além de ter se empenhado para viabilizar financeiramente este encontro. Estaria aqui conosco, mas outros compromissos inviabilizaram sua presença. Mas, felizmente, podemos contar com a presença e a também parceria de Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino, que sempre apoia as iniciativas do Programa”.
Mel Bonfim agradeceu as palavras dos coordenadores e reiterou a importância do Seminário, ressaltando que em seus mais de 3 anos de gestão, o PPGICS sempre foi prioridade, inclusive orçamentária. Ela lembrou que, quando a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi feita para apreciação da Capes, não havia ainda um elemento fundamental – o aluno: “O trabalho durou 2 anos e, 13 anos depois, estamos aqui reunidos. No entanto, os discentes eram elementos imaginários. Hoje, sabemos quem eles e elas são, mesmo conscientes da relação complexa que se estabelece entre seres humanos e educação, sempre cheia de relações atípicas e inesperadas. Por isso, é tão importante todos estarmos aqui, compartilhando perspectivas, vivências e experiências”.
Como proposto na programação, após a abertura, Igor Sacramento e Kizi Araujo apresentaram o planejamento estratégico previsto para 2021-2024 – o que foi implementado, o que está em andamento e os desafios para o próximo quadriênio. Como destacou Igor Sacramento, “tudo, inclusive a missão, está em processo de reconstrução e sugestão. Os Grupos de Trabalho (GTs) podem se debruçar sobre isso, embora o foco seja os objetivos estratégicos por meio dos eixos”.
Em tela, as informações presentes na Plataforma Sucupira – os princípios orientadores para o desenvolvimento do Planejamento com base nos eixos propostos pela Capes e que se inserem na missão do PPGICS.
Os princípios orientadores se desdobram em:
- Qualidade das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico – a Coordenação apontou que não somente a qualidade foi pensada, mas também o reforço da infraestrutura para que o Programa pudesse alcançá-la;
- busca de atualização contínua nas suas áreas de conhecimento;
- flexibilidade curricular que atenda à diversidade de tendências e áreas do conhecimento – foi apontada, por exemplo, a grande quantidade de eletivas, oferecidas também em função de questões contextuais e que, consequentemente, podem não se repetir. Isso mostra a flexibilidade e a atualidade da grade para atender questões de urgências contemporâneas, emergências e crises, como na pandemia;
- dinamismo de processos e tecnologias de comunicação e informação em suas implicações com a saúde;
- observação de emergências sanitárias do ponto de vista da comunicação e informação – outro ponto que mereceu destaque. Em um contexto de pandemia, a Coordenação considerou ser de fundamental importância ressaltar essa questão no planejamento estratégico;
- ampla circulação do conhecimento produzido e das inovações desenvolvidas.
Tendo como direção esses princípios, os eixos estratégicos foram definidos pela Coordenação, que sugeriu mantê-los para o trabalho dos grupos, mas com novos objetivos. A intenção é a de fortalecer a coerência no modo de estruturação do planejamento estratégico do PPGICS para 2025-2028.
Os eixos apresentados continham a linha de trabalho, o que foi feito e será entregue pela Coordenação até dezembro de 2024 – como a consolidação e a reestruturação das linhas de pesquisa do Programa, a reforma curricular, a criação do Núcleo de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (Naap), a promoção de oficinas de artigos, busca bibliográfica e preenchimento do Lattes e Orcid, o estímulo e o apoio à participação de discentes em eventos acadêmicos, a ampliação do número de discentes contemplados no programa PRINT-Capes, o fomento e o apoio de iniciativas de cooperação nacional e internacional para docentes e discentes, a criação de oficina de escrita acadêmica e de inglês instrumental, a divulgação da produção técnica e acadêmica dos docentes e discentes, entre outras ações – além dos desafios e propostas de reflexão. Por isso, a dinâmica do evento dividiu os professores por eixo, formando grupos de trabalho específicos.
Vale também ressaltar que a divisão dos professores nos diferentes grupos de trabalho teve como princípio unir as diferentes linhas de pesquisa do Programa, aproveitando a pluralidade de perspectivas e expertises para manter a dinâmica de trabalho que levou o programa à excelência:
GT 1 “A formação e a pesquisa no Programa” – Igor Sacramento, Paulo Roberto Borges de Souza Junior, Inesita Soares de Araujo e Rosane Abdala.
GT 2 “A inovação e a circulação de conhecimento” – Viviane Veiga, André Pereira Neto e Janine Cardoso.
GT 3 “A internacionalização” – Célia Landmann Szwarcwald, Márcio Sacramento, Wilson Borges e Katia Lerner.
GT 4 “Ações afirmativas” – Pâmela Pinto, Irene Rocha Kalil e Renata Gracie.
GT 5 “O impacto acadêmico e social” – Kizi Araujo, Daniela Muzi, Izamara Bastos Machado e Marcel de Moraes Pedroso.
Antes de se reunirem em seus respectivos GTs, os professores sugeriram que a programação fosse alterada – eles trabalhariam durante a tarde e apresentariam as propostas no dia seguinte. Assim, todos teriam a possibilidade de contribuir não só em seu eixo estratégico, mas também aproveitariam a oportunidade de estarem todos reunidos e construírem ainda mais fortemente o conjunto de ações para o PPGICS.
O segundo dia do Encontro foi, então, pautado pela apresentação dos GTs.
Cada grupo teve 1 hora para expor o trabalho e, depois, mais meia hora para a plenária – momento de interação que ajudou a aprimorar as sugestões. Os eixos foram representados por uma série de novas propostas para manter o caminho de ações consideradas bem-sucedidas, novas ações e questões.
No fim, Igor Sacramento e Kizi Araujo ressaltaram que o seminário foi o pontapé inicial do Planejamento Estratégico. Os professores receberão a relatoria do evento e, após, a Coordenação dará a devolutiva para os GTs. Como frisou Igor Sacramento, “algumas propostas podem exceder as dimensões da Coordenação porque dependem de orçamento ou do trabalho de outros setores do Icict, por exemplo. Vamos analisar as propostas, ver suas possibilidades e viabilidades”.
Para manter e reforçar o trabalho coletivo, a Coordenação sugeriu que se faça, em novembro, um colegiado exclusivo para o planejamento estratégico, uma vez que ele também precisa estar na Plataforma Sucupira, o que foi aceito por todos os presentes.
Na viagem de volta, assim como durante os dois dias de imersão, ficou ainda mais evidente a importância deste Seminário por unir agendas, pessoas, afetos e experiências: “A realização deste primeiro Seminário Docente foi uma soma de esforços - dos professores aqui reunidos em dois dias de trabalho intenso - os que não estão, não puderam vir por questões inadiáveis de trabalho ou de saúde -, da equipe administrativa do ensino do Icict, da equipe da Coordenação e da Direção. E ficamos muito felizes em ver que o fruto desses esforços e empenhos coletivos é a construção de um planejamento estratégico que, temos certeza, aumentará ainda mais a qualidade e a excelência do PPGICS. Integramos nossas propostas, nos conhecemos melhor e aprendemos muito no intercâmbio de ideias e experiências. Que este Seminário seja o primeiro de muitos”.